sexta-feira, 24 de abril de 2009

Agropecuária

Ae galera, ae vai o texto que a equipe fez sobre os contrastes e características da agropecuária em locais do planeta com climas temperado e tropical.

Agropecuária nos Países de Clima Temperado e Tropical

A agropecuária nos países de clima temperado tem uma produção mais demorada em relação aos países de clima tropical, devido o baixo nível de insolação. Por outro lado o clima temperado é mais propicio para o cultivo de culturas típicas de clima menos quentes que o tropical, como exemplo: trigo, centeio, aveia, arroz, soja, beterraba açucareira, algodão, uvas e oliveiras. Nos países de clima temperado, sendo grande parte desenvolvidos, a mão-de-obra rural é pouco utilizada, devido a mecanização do campo (Tecnologia). Também há o predomínio da criação pecuária intensiva, tendo assim um alto nível de produtividade por área nos países desenvolvidos. O escoamento da produção vai para abastecer a população do país, como também vai para a exportação (Excedente). A produçao é feita tanto em grandes e medias propriedades (como os EUA), quanto em pequenas propriedades (que é o caso de países europeus e o Japão).
Já nos países de clima tropical, que estão localizados na porção mais iluminada e aquecida da superfície terrestre por apresentar maior insolação, a produção rural tende a ser mais propicia. No entanto, os países tropicais tem uma grande diversidade de climas, desde áridos, até equatoriais altamente chuvosos, isso faz com que nem todas as regiões dos países localizados em áreas tropicais sejam propicias a produção agropecuária. Outra característica é de as áreas tropicais não possuírem as quatro estações do ano bem definidas, tendo em predominância elevadas temperaturas. As precipitações são muito variáveis de região para região e isso tem impacto na produçao, restringindo vários tipos de culturas agropecuárias.
Nas zonas de climas tropicais predominam os países subdesenvolvidos, ao contrário das zonas de clima temperado, onde o número dos países produtores está dividido em desenvolvidos e subdesenvolvidos, de forma equiparada. Isso gera um problema sério, já que a maioria dos países não tem capital para aplicar tecnologia de mecanização e de melhoria dos solos que sofrem esgotamento de minerais, necessitando adubação, como também o prevenção contra pragas.
A produção nos países tropicais subdesenvolvidos, em grande parte das vezes é voltada ao sistema de plantation, que vai para a exportação, utilizando grandes propriedades de terra (Latifúndios) com o intuito de escoar uma grande produtividade para o comércio externo. Como principais produzidos em áreas de clima temperado, temos: amendoim, algodão, banana, café, cana-de-açúcar, cacau e tabaco. A mão-de-obra rural muda de país para país, de acordo com o seu desenvolvimento, possibilitando ou não o aumento da produção através da aplicação tecnológica.

domingo, 19 de abril de 2009

EINSTEIN

Primeiramente,Oooi,talvez essa postagem não tenha nada a ver com geografia,mas por ser interessante ai vai:


Há um livro,onde o título é EINSTEIN,onde é uma biografia,mas todos os relatos foram tirados de cartas e explicando as varias leis que Einstein deixou para nós. Digo a vocês que não li o livro,mas quem me contou foi uma parente muito próxima minha,bom;agora sem enrolar,o mais interessante é que como o ditado diz: Por traz de um homem,há uma grande mulher,e sim,esse é o caso de Albert Einstein.Einstein foi dês de novo uma pessoa muito,dita como teimosa,não aceitava idéias contraditórias as suas,assim a maioria dos professores não gostavam e muito menos simpatizavam com ele,tanto que acabou rodando enquanto estava no colégio.Nunca foi muito bom em matemática,por mais que suas leis são incríveis,mas ai lhe pergunto: Se ele não era bom o bastante em matemática,quem as criou?
Ele próprio,mas com ajuda de sua esposa,essa sim,uma mulher incrível nos cálculos,e a única que apostou de verdade nele,tanto que após cursas a universidade,Albert não conseguiu nenhum emprego como professor,pois os antigos professores deles,passavam a idéia de que ele era uma pessoa teimosa,e que não aceitava ordens.
Após algum tempo,ele conseguiu um emprego como técnico especialista no Departamento Oficial de Registro de Patentes de Berna.Como ele terminava o que era pedido muito rapidamente,ele podia ter tempo para se dedicar aos estudos.
Mas nem tudo é tão maravilhoso,os pais de Albert não aceitavam o namoro entre ele e Mileva Maric,então quando Mileva engravidou de uma menina,teve que a deixar num orfanato em uma cidade longe de Zuric. Com essa abandono,Mileva entrou em depressão,sofreu gravemente por isso,mas sobreviveu.Mileva era uma mulher muito sonhadora,sonhava em se casar com Albert numa igreja,com convidados e um jantar,mas não foi o que aconteceu,casou-se rapidamente apenas no cartório,o jantar foi com apenas amigos de Albert.
Anos depois nasceu o primeiro filhos deles,um menino lindo (Hans Albert),que trouxe a felicidade para Mileva.Mileva achava que teria que abandonar mais uma criança,mas finalmente Einstein aceitou a criança.
Ja o segundo filho havia uma doença,o que fazia ele precisar de muitos cuidados,e a relaçao entre o casal ja estava de "mal a pior",quando os dois resolvem se divorciar,e ela fica com os dois meninos,e os cuida até a fase adulta. Simplificando: Mileva,uma mulher sencivel,fez acontecer todas essas leis,sem ela,nada disso existiria hoje,e NÃO,Albert não pedia sua opnião para nada! seja matematica ou os filhos.

Quem desejar ler o livro,talvez há em livrarias,mas concerteza tem nos institutos Goethe que há pelo Brasil.


E como logo logo é dia das mães,eu quero dizer a todas as mães e mulheres,de que o mundo não seria o mesmo sem vocês,o machismo está ai,mas somos tao fortes quanto homens,só que nos argumentos.


SDS

( isso é muito estranho,entao é melhor falar de uma vez.Beijos)


Anyssa HR
( Any)