domingo, 14 de junho de 2009

1. Teorização Funcional:


2. Teorias do Conflito:

3. Teorias Interacionistas:
4. Teorias Utilitaristas:
1,2 e 4 feito por Eduardo
3 feito por Humberto
Postado por Humberto

sábado, 13 de junho de 2009

Sociólogos




Max Weber

Maximillian Carl Emil Weber (Erfurt, 1864 — Munique, 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Schnitger, era socióloga e historiadora do Direito.
Max Weber escreveu a Ética protestante e o espírito do Capitalismo.
A política deverá ser entendida como qualquer atividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força. Assim a sua base no conceito de poder e deverá ser entendida como a produção do poder. Um político não deverá ser um homem da "verdadeira ética católica" (entendida por Weber como a ética do Sermão da Montanha - ou seja: oferece a outra face). Um defensor de tal ética deverá ser entendido como um santo (na opinião de Weber esta visão só será recompensadora para o santo e para mais ninguém). A esfera da política não é um mundo para santos. O político deverá esposar a ética dos fins últimos e a ética da responsabilidade, e deverá possuir a paixão pela sua atividade como a capacidade de se distanciar dos sujeitos da sua governação (os governados).



Erving Goffman


Erving Goffman nasceu em Manville, no Canadá, em 11 de Junho de 1922 e faleceu em Filadélfia nos Estados Unidos no dia 19 de Novembro de 1982. Foi presidente da Sociedade Americana de Sociologia, em 1981-1982. Efetuou pesquisas na linha da sociologia interpretativa e cultural, iniciada por Max Weber.
Para Goffman, o desempenho dos papeis sociais tem a ver com o modo como cada indivíduo concebe a sua imagem e a pretende manter. Goffman aplicou ao estudo da civilização moderna os mesmos métodos de observação da antropologia cultural: assim como, nas sociedades indígenas, há ritualizações que permitem distinguir indivíduos e grupos, também, nas sociedades contemporâneas, a origem regional, a pertença a uma classe social ou quaisquer outras categorias se marcam por ritualizações que distinguem indivíduos e grupos, tomando, por exemplo, pequenos aspectos, como as formas de vestir ou de se apresentar publicamente. No contexto descrito, Goffman considera a interação como um processo fundamental de identificação e de diferenciação dos indivíduos e grupos.


Anthony Collins

Anthony Collins (1676-1729). Filósofo deísta inglês, nascido em Honslow, nas proximidades de Londres. Seguiu o empirismo de Locke, acentuando-o. O pensamento se configura como continuação da ação da matéria sobre os nossos sentidos. Em consequência é também uma propriedade da matéria. No seu entender somente podemos conservar do cristianismo o que for racionalmente certo. Supõe que a Bíblia contém erros, inclusive superstições e fraudes. Eliminado da Bíblia o que ela contém de tais vícios, restam sobretudo verdades morais, e estas apresentam aspecto universal. O conhecimento deve fundar-se em provas, o que não acontece com o cristianismo sobrenaturalista. Advertiu contra a alegação de que as verdades reveladas são mistérios impenetráveis à razão; tais assertivas resultariam da credulidade infundada e do medo da verdade. Define ao livre pensamento como um pensamento não atemorizado pela autoridade, nem dominado pela superstição e falso entusiasmo. Os livre pensadores são os verdadeiros sábios.


Karl Marx

Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura e outras. Em uma pesquisa da rádio BBC de Londres, realizada em 2005, Karl Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.
A teoria marxista é, substancialmente, uma crítica radical das sociedades capitalistas. Mas é uma crítica que não se limita a teoria em si. Marx, aliás, se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa.


Alexandra Maryanski

Alexandra Maryanski é uma professora de sociologia. Ela é formada em antropologia, bem como sociologia, antropologia na ABD ter ido antes de ligar a sociologia, onde recebeu um doutorado em Ciências Sociais da Universidade da Califórnia, em Irvine. Ela é conhecida na disciplina como uma de um grupo crescente de estudiosos a explorar a interface entre a biologia evolutiva e sociologia. Suas obras mais importantes, até a data têm-se centrado sobre o conhecimento da evolução da estrutura social dos primatas não-humanos, o que pode dizer sobre a natureza humana, comportamento e organização social. Ela também tem interesses em instituições sociais, particularmente parentesco e de religião, análise de redes sociais, evolução da sociedade e da história de ambas as teorias sociológicas e antropológicas.




Jonathan Turner

J. Turner é sabio primeiramente como um teórico geral, embora tenha um número de especialidades mais conhecidas, incluir: o sociólogo das emoções, de relações étnicas, de instituições sociais, do estratificação social, e da vida sociológica. Foi conferencista da pesquisa da faculdade em UCR, e na profissão, foi presidente da associação sociológica pacífica e da associação sociológica de Califórnia. É também um companheiro da associação americana para o avanço da ciência. Foi dar aula extensamente sobre o mundo, e foi um professor visitando na universidade de Cambridge(cidade universitária na Inglaterra), Reino Unido, Universidade Brema, Germany(Alemanha), Universidade Bielefeld, alemão, universidade de Shandong e universidade de Nan Kai, república de povos em China. Reconhecimento: O companheiro da associação americana para o avanço de Ciência, pesquisa UC Leitura da faculdade de Riverside 1997, 1988 distinguiu a concessão ensinar, associação sociológica pacífica, 2002.
Postado por Humberto